domingo, 4 de dezembro de 2011

ADVENTO: TEMPO DE SE PREPARAR PARA ESPERAR O SENHOR QUE VEIO E QUE VIRÁ.
Tempo de vigilância, de conversão, revisão de vida. É início do ano Litúrgico, tempo propício e momento forte da prática penitencial da Igreja. Tempo de preparar-se para esperar o Senhor que veio, que sempre vem e que virá. Tempo de não só enfeitar a casa, ruas e lojas com motivos natalinos, mas limpar a casa do nosso coração aonde o Senhor quer vir e morar. Quando vamos receber visita nos limpamos a casa e arrumamos da melhor maneira possível para que nossa visita se sinta bem acolhido.
É tempo de refletir o mistério da Encarnação de Jesus Cristo, sua primeira vinda para chamar a humanidade à Salvação.
Mas, sobretudo é tempo de preparar-se para a sua segunda vinda, quando a humanidade se renovará, surgirão então Novos Céus e Nova Terra.
Quando acontecerá?
Não sabemos, somente o Pai do Céu sabe. Só sabemos que Deus nos pede vigilância constante na minha vida cristã. Então a Igreja nos oferece o Sacramento da Reconciliação, ou Confissão, para reconciliar-nos com Deus e os irmãos, limpando assim as sujeiras do nosso coração e, que o Senhor encontre lugar digno em nossas vidas. Assim quando o Senhor vier, como diz a Escritura, não nos encontre dormindo, desleixados na vida de cristão, que nos pede coerência  de vida e não somente práticas religiosas.

REVISÃO DE VIDA: (Podemos refletir nos dez Mandamentos da Lei de Deus, os cinco da Igreja e os sete pecados capitais).
REZE ANTES DE TUDO. Peça que o Espírito Santo ilumine e possa fazer uma boa Confissão.
Reflita como está sendo sua vida com Deus, com a comunidade, com a sua família e no seu trabalho.
 Como está o lugar de Deus em minha vida? É o primeiro ou tem coisas mais importantes que Ele? Tenho respeitado o Dia do Senhor, o DOMINGO? Vou à missa? Tenho perdoado a todos? Há qualquer malícia,despeito, inimizade ou ódio em meu coração? Me recuso a fazer reconciliações?
Me zango com facilidade? Tenho revolta dentro de mim? Costumo perder a calma?
E meus sentimentos de ciúme? E minha inveja?  E como vai minha impaciência e irritação? Sou calmo, dócil e cortês sob quaisquer circunstâncias? Fico ofendido com facilidade? Fico magoado por qualquer coisa que me dizem ou fazem?
E meu orgulho como vai? Faço juízo favorável só a meu respeito? Só quero manter minha posição e meus feitos?
Será que tenho sido honesto? Pago em dia minhas contas? Meu metro tem cem centímetros e meu quilo mil gramas? Tenho sido honesto com o dízimo?
E minha língua? Falo mal dos outros? Sou intrigante e falador? Critico com grosseria e severidade, sem consideração? Estou roubando a Deus usando para outro fim o tempo que pertence a Ele? Gosto do brilho ,da pompa e da exibição? Tenho furtado? Aposso-me de pequenos objetos que não me pertencem? E meu casamento? Vivo a fidelidade com meu conjugue? Sou a favor do divórcio? Do aborto? Se sou jovem vivo a pureza, a castidade?
Será que sou mundano? Dou mais valor as coisas do mundo do que as coisas de Deus? Confio em Deus todas as minhas necessidades espirituais e temporais? E meus pensamentos são agradáveis a Deus? Permito que minha mente imagine coisas impuras e condenáveis? Falo sempre a verdade? Sou mentiroso e fofoqueiro?
Tenho rezado todos os dias? Agradeço a Deus os benefícios que me concede todos os dias? Sou intercessor? Rezo pelos outros? Quanto tempo gasto de joelhos? Tenho valorizado a Palavra de Deus em minha vida? Leio a Bíblia? Tenho confessado regularmente como manda a Igreja? Dou testemunho de vivência cristã todos os dias, em casa com meus familiares, no trabalho e na Comunidade? Me preocupo com a Salvação das almas? Tenho amor pelos perdidos?....

 COMO CONFESSAR: Terminado o exame de consciência, o próximo passo é buscar a Confissão. Aproximando-me do confessor, faço o sinal da cruz e digo: Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo: Para sempre seja louvado. Padre peço a sua benção pois pequei.
Dizer a quanto tempo não se confessa e os pecados.
Ao terminar dizer: São estes os meus pecados estou arrependido e peço perdão. Ouvir os conselhos do Confessor e cumprir a penitência que lhe mandar. Não esquecer de rezar o pequeno ato de contrição: MEU DEUS EU ME ARREPENDO DE TER PECADO, PORQUE SOIS TÃO BOM E AMÁVEL. QUERO COM A TUA GRAÇA NÃO MAIS PECAR. MEU JESUS, MISERICÓRDIA!
UMA BOA CONFISSÃO! UM FELIZ E SANTO NATAL! QUE O SENHOR VENHA E FAÇA MORADA EM TEU CORAÇÃO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário