quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O MILAGRE DA CASA DE JESUS LEVADA PARA LORETO.
“Entre todos os Santuários consagrados à Mãe de Deus, a Imaculada Virgem, um está em primeiro lugar e brilha com incomparável fulgor: a devotíssima e augustíssima CASA DE LORETO... (Pio IX)

A conhecida Santa Casa de Loreto (Itália) está preservada em um dos Santuários mais importantes da Igreja Católica. Trata-se do Milagre do transporte sobrenatural da Casa de Maria de Nazaré, onde a Virgem nasceu, viveu e recebeu o anúncio do Arcanjo Gabriel. O Papa Bento XIV preferia chamar de quarto, devido as suas dimensões de aproximadamente dez metros de comprimento, por quatro metros de largura e seis metros de altura.

Este é um dos Santuários marianos mais importantes da Igreja Católica. São Francisco de Assis, antes da Casa ser transladada, profetizou que um dia Loreto se transformaria em um dos lugares mais sagrados do mundo, por isso os seus frades deviam abrir ali uma casa.

Muitos Santos, Beatos e Papas foram ao Santuário de Loreto. João Paulo II visitou muitas vezes a Casa de Maria, como peregrino e para participar de encontros com jovens e famílias. Em uma destas ocasiões disse: “ESTA CASA É O LUGAR DA SAGRADA FAMÍLIA. ESSE FOI O PRIMEIRO TEMPLO, A PRIMEIRA IGREJA A PARTIR DA QUAL A MÃE DE DEUS IRRADIOU A SUA LUZ POR MEIO DA SUA MATERNIDADE.”

A HISTÓRIA DA SANTA CASA DE LORETO
No ano de 1291 a terra santa foi conquistada pelos muçulmanos. As Igrejas cristãs construídas por Santa Helena, a mãe do Imperador Constantino, foram em sua maioria destruídas ou transformadas em mesquitas. Nazaré não escapou desta tragédia. A Basílica da Anunciação, construída sobre a Casa de Maria, foi demolida.

Uma tradição muito antiga conta que misteriosamente, na noite de 10 de maio de 1291, a Casa foi conduzida pelos anjos até a cidade de Tersatz, na Dalmácia (antiga Iugoslávia), às margens do Mar Adriático. Na manhã seguinte os habitantes do lugar foram tomados de surpresa pela presença daquela estranha casa feita de pedras vermelhas e quadradas, estranhas àquela região. Outro detalhe estava em não possuir nenhum alicerce para mantê-la em pé. Dentro havia um altar de pedra com uma estátua de cedro da Virgem Maria, que tinha o Menino Jesus em seus braços. O Menino Jesus tinha seus dois dedos da mão direita estendidos como se estivesse abençoando. Com sua mão esquerda sustentava uma esfera de ouro representando o mundo. Ambos estavam vestidos como com uma espécie de bata e tinham coroas de ouro.

O Bispo local foi informado do ocorrido. Ele estava acamado com uma grave enfermidade. Diante de uma notícia tão incrível, pede a Virgem Maria um sinal para saber se realmente era a Casa Santa de Nazaré. No dia seguinte da aparição da casa, o Bispo se recupera e vai até onde ela se encontrava. Todos ficaram admirados com sua presença, ele toma a palavra e declara que a sua recuperação era o sinal que confirmava que aquela era a Casa de Nossa Senhora.

As autoridades locais organizaram uma comissão para investigar se de fato existe alguma prova de veracidade daquela casa. Entre os quatro membros estava o próprio Bispo. Dirigiram-se a Nazaré. No lugar onde outrora se reconhecia como sendo o local da Casa da Sagrada Família, não existia nenhum vestígio. Chamou a atenção que as fundações que estavam em Nazaré eram as mesmas proporções das paredes da casa de Tersatz. A comissão teve o cuidado de recolher o testemunho do pessoal do local e também de fazer o relato minucioso da visita à Nazaré.

Três anos e meio depois, do mesmo modo como apareceu, a Casa de Nazaré desapareceu. No local construiu-se uma capela na qual se fixaram duas placas com os seguintes dizeres: “AQUI É O LUGAR ONDE OUTRORA ESTEVE A SANTÍSSIMA CASA DA BEM-AVENTURADA VIRGEM” e“A SANTA CASA DA BEM-AVENTURADA VIRGEM VEIO A TERSATZ NO DIA 10 DE MAIO DE 1291 E RETIROU-SE NO DIA 10 DE DEZEMBRO DE 1294”.

 A CASA REAPARECE EM LORETO (Itália)
Um dos documentos mais antigos sobre o aparecimento da Casa de Nazaré em Loreto é a carta de Paulo Della Selva, endereçada ao rei de Nápolis, Carlos II, e escrita três anos depois do milagre.
“Para satisfazer a vossa piedosa curiosidade sobre o grande milagre da transladação da Casa da Santa Virgem, transportada para a Itália, na província de Ancona, ao território de Recanati, eis como foi segundo homens dignos de fé e originários de Recanati.
Em 10 de dezembro de 1294, quando à meia-noite tudo estava mergulhado em silêncio, uma luz se espargiu do céu e, intensa, veio ferir o olhar de muitos habitantes às margens do Adriático, arrancou a todos de suas residências, levando-os a presenciar uma grande maravilha, superior a todas as forças da natureza. Todos então viram e contemplaram à vontade uma Casa toda cercada de celeste esplendor viajando através dos ares da noite.

Os camponeses e pastores ficaram estupefatos diante de tão grande maravilha. Foi a Santa Casa depositada no meio dum bosque, um lugar enorme, as árvores mesma lá inclinando-se. Ainda hoje inclinadas no meio de uma floresta de loureiros, daí o nome de Loreto, como agora se chama o dito lugar.
Assim que a manhã despontou, os camponeses e pastores abalaram Recanati dando a notícia. Então todo o povo acorreu ao Bosque dos Loureiros, para assegurar-se da verdade da narração que com tanto entusiasmo faziam os que viram a maravilha. Todos, nobres e gente do povo, ficaram mudos de espanto.
Entretanto, a Bem-Aventurada Virgem Maria multiplicava os prodígios e os milagres. Dos lugares mais afastados e das províncias vizinhas todos acorriam ao Bosque dos Loureiros.
Embora os prodígios celestes demonstrassem que o lar modesto era a residência da Mãe de Deus, o lugar onde o Verbo se fez carne; para encontrar mais claramente a verdade, os habitantes de Recanati reuniram-se; decidiu-se então que dezesseis homens, todos ilustres e conceituados, fossem a Tersatz para examinar as medidas da Santa Casa, bem como a Nazaré, onde fora erigida primitivamente e onde estivera por longos anos. Foram, viram, examinaram, voltaram e declararam que haviam achado tudo absolutamente conforme.
O que acima ficou dito é verdadeiro e conforme nossos anais e aos arquivos públicos. Em testemunho e em fé, ordenamos que está peça fosse assinalada com o nosso selo e subscrita pelo tabelião público, estabelecido pela autoridade imperial em 12 de junho de 1297".

OUTROS ELEMENTOS PARA ENTENDER O MISTÉRIO DE LORETO
Em Nazaré as escavações arqueológicas descobriram que a Casa da Virgem Maria, como outras do lugar, era constituída de uma gruta escavada na rocha, usada como depósito, e de uma casa murada, onde acontecia toda a vida dos moradores.

Os cristãos bizantinos construíram em cima da casa Santa uma Basílica que foi ampliada pelos cruzados. Em maio de 1291 os muçulmanos conquistaram definitivamente a Terra Santa. Deste modo, muitos lugares cristãos de peregrinação foram destruídos ou transformados em mesquitas.
O testemunho de Ricardo de Montacroce, que visitou em 1289 Nazaré, confirma até aquela data a existência da Casa de Maria, dentro da Basílica da Anunciação. Já em 1348, outro peregrino, Nicolo de Poggibonsi, relata que a Casa não estava mais lá, existia somente uma gruta, onde se apoiavam três paredes, como ainda vemos em Nazaré nos nossos dias.

Os estudos arqueológicos demonstraram que as três paredes da casa de Loreto se inserem perfeitamente na gruta de Nazaré. As pedras são do mesmo tipo e do mesmo tempo daquelas que ficaram na gruta da Terra Santa. Nestas pedras existem detalhes típicos da comunidade judaico-cristã presente somente na Palestina. Escavações feitas em 1962 e1965 confirmaram alguns dados importantes sobre a transladação; por exemplo, a falta de alicerces próprios, os muros da Casa Santa estão colocados onde originariamente era uma estrada pública. Também se descobriram os muros erguidos com a clara vontade de conservar a humilde e frágil casa.

Permanece a questão da transladação da Santa Casa? Esta é uma questão controvertida e misteriosa. Alguns falam de algum transporte humano. Esta hipótese é praticamente impossível. Por quê? Em 1291, segundo a documentação existente, a Casa de Nazaré aparece de um dia para o outro na Dalmácia. Três anos depois desaparece, para aparecer provisoriamente na Itália em diversos lugares, como por exemplo Ancona, onde existem duas Igrejas dedicadas a este evento, com placas comemorativas comprovando o ato miraculoso.
Também se fala da tradição do translado angélico, coisa que não seria impossível para Deus. Entretanto, Ele, sendo Deus, poderia, independentemente dos Anjos, transportar a Casa de Maria para qualquer lugar.

Pe. Giuseppe Santarelli, responsável pela congregação universal da Santa Casa de Loreto, assim conclui; “QUALQUER QUE SEJA A VERDADE HISTÓRICA SOBRE O TRANSPORTE DA SANTA CASA, É IMPORTANTE QUE EM LORETO SE VENERA UMA IMPORTANTE RELÍQUIA, RICA DE ALTO SIGNIFICADO ESPIRITUAL, POR SUA MENSAGEM PARA OS HOMENS DE TODOS OS TEMPOS.”
A Casa de Maria em Loreto celebra antes de tudo o Mistério da Encarnação e a obra de Espírito Santo, o nascimento imaculado de Maria e a santidade da Sagrada Família de Nazaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário