sexta-feira, 1 de abril de 2011

-O QUE É O TRÍDUO PASCAL?
Começa na Quinta-feira Santa,depois Sexta-feira Santa e Sábado Santo. São três dias antes da Páscoa, daí a palavra Tríduo. Na Quinta-feira Santa Jesus celebra a primeira Missa no mundo, instituindo assim a Sagrada Eucaristia, quando reunido com seus apóstolos celebrou a Ceia Pascal, ordenando que fizessem em memória Dele, instituindo assim também o Sacerdócio. Nas catedrais ocorre a Benção dos Santos Óleos pelo Bispo e a Renovação das Promessas Presbiteriais com o clero. À noite celebra-se a Santa Ceia e o lava-pés. No final da Missa faz-se a Procissão do Translado do Santíssimo Sacramento do altar-mor da Igreja para uma capela. É costume a Adoração do Santíssimo durante a noite toda, para reparar tantos ultrajes que Jesus passou pela nossa causa e também pela indiferença e sacrilégios que ainda hoje se cometem contra a Sagrada Eucaristia, que é Sua presença viva no meio de nós.Revivemos nestes três dias a Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus,tudo o que celebramos na Santa Missa, dizemos assim que a Missa começa na Quinta-feira Santa e termina na Vigília Pascal do Sábado Santo, note-se que nas celebrações de quinta e sexta não se faz a benção final. Daí a necessidade de participarmos nestes três dias para que nossa Missa seja completa.  


-O QUE É A BENÇÃO DOS SANTOS ÓLEOS?
Na Quinta-feira Santa é realizada pela manhã em todas as catedrais católicas, a Missa da Unidade com Bispos e Sacerdotes onde é feita a Benção dos Santos Óleos, os quais são depois utilizados pelas Paróquias para a celebração dos Sacramentos: BATISMO, CRISMA E UNÇÃO DOS ENFERMOS.
O motivo de se fixar tal celebração na Quinta-feira Santa deve-se ao fato de ser este último dia em que se celebra Missa antes da Vigília Pascal. São abençoados os seguintes Óleos:
ÓLEO DO CRISMA É uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando o que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no Sacramento da Confirmação ou Crisma quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé.
Este óleo é também usado no Sacramento da Ordem, para ungir os que são escolhidos que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos Sacramentos.
ÓLEO DOS CATECÚMENOSCatecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito para a Vida Nova como Filho de Deus e membro da Igreja.
ÓLEO DOS ENFERMOS- É usado no Sacramento dos Enfermos, conhecido também como extrema-unção. Este óleo significa a força do Espírito Santo de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e inclusive a morte, se assim for a vontade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário