sexta-feira, 1 de abril de 2011

- E A SEXTA-FEIRA SANTA?
É o dia  que rememoramos a Morte de Jesus, dia de jejum e abstinência de carne. Segue-se Cristo até o Calvário contemplando suas dores, com via-sacra e benção do Santo Lenho da Cruz. Neste dia propiciam-se as confissões, também dia de silenciar um pouco e meditar sobre os sofrimentos de Cristo e a nossa vida. Fazemos barulho o ano todo, é preciso para um pouco para nortear a nossa vida.. Por volta das 15 horas acontece a Celebração da morte de Jesus com a leitura e o sermão da Sete Palavras de Cristo na Cruz, temos Comunhão e Adoração da Cruz. Em alguns lugares à noite Cristo morto é colocado num esfinge e segue a Procissão do Enterro ou do Senhor Morto ao som de matracas, marcha fúnebre, cântico de Verônica, acompanhada por pequeno coral.Entra-se nas Igrejas nas ponta dos pés.
As Sete Palavras de Jesus na Cruz são:
-“PAI PERDOA-LHES, POIS NÃO SABEM O QUE FAZEM”.
-“EM VERDADE TE DIGO. HOJE ESTÁRAS COMIGO NO PARAÍSO”.
-“MULHER EIS AÍ O TEU FILHO... FILHO EIS AÍ A TUA MÃE”.
-“TENHO SEDE”.
-“ELI, ELI LAMA SABACHANI? – MEU DEUS, MEUS DEUS, POR QUE ME ABANDONASTES?”.
-“TUDO ESTÁ CONSUMADO”.
-“PAI, EM TUAS MÃOS ENTREGO O MEU ESPÍRITO!”

- SÁBADO SANTO?
Jesus está no sepulcro. Deveria ser dia de silêncio, recolhimento, penitência e oração. Pela manhã, em alguns lugares celebra-se o Ofício das Comunidades com o canto dos Salmos. Ao meio-dia em alguns lugares ocorre a malhação do Judas. As 22 horas tem início a Vigília Pascal. È a chamada “mãe de todas as vigílias”. A Igreja mantem-se em vigília  à espera da vitória do Senhor sobre a morte. Cinco elementos compõem a Vigília Pascal:
-A BENÇÃO DO FOGO NOVO E DO CÍRIO PASCAL.
-A PROCLAMAÇÃO DA PÁSCOA, que é um canto de júbilo anunciando a Ressurreição do Senhor.
-A LITURGIA DA PALAVRA, que é uma série de leituras sobre a História da Salvação.
-A RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS DO BATISMO, com benção da água..
-A LITURGIA EUCARÍSTICA, em que toda humanidade é convidada a passar das trevas para a luz, do pecado para a santidade, da morte à vida, com o acendimento das velas de todos os participantes, banhados em incenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário