-DOMINGO DE PÁSCOA!

A vida vence a morte!
ALELUIA! ALELUIA! Dia de alegria. Celebramos a Missa da Ressurreição. É a tradicional Missa do Domingo de Páscoa. Programa familiar indispensável antes do almoço de Páscoa. Na Vigília Pascal têem-se o costume de abençoar alimentos para serem consumidos no dia da Páscoa. Dentre os vários costumes e tradições estão os ovos coloridos e decorados, os ovos de chocolate, a figura do coelho que entrega ovos de chocolate no dia da Ressurreição,... Se Cristo não ressuscitasse vã seria a nossa fé.
A PÁSCOA É O CENTRO DO ANO LITÚRGICO. Páscoa significa “passagem”. Cristo é nossa passagem. Nele e com Ele passamos de um estado de separação para um relacionamento de Comunhão. Passamos de uma situação de morte para a vida. Páscoa é a maior festa cristã, é a festa da plenitude da
VIDA!!-SÍMBOLOS PASCAIS:
*CÍRIO PASCAL – É a vela grande que é introduzida na Igreja no Sábado Santo em procissão. Na medida em que o sacerdote se aproxima do altar, canta:
“A Luz de Cristo”. Esta grande vela é a Luz de Cristo que ilumina todos os homens. Nela tem desenhado uma cruz. É a cruz gloriosa de Cristo. Acima da cruz temos a letra “Alfa” e embaixo “Ômega”, primeira e última letra do alfabeto grego. Ou também pode estar escrito a letra “A” e “Z” , primeira e última letra de nosso alfabeto: isto significa que Cristo é o princípio e o fim de tudo o que existe. São cravadas ainda na cruz as 5 chagas gloriosas de Cristo, representados por cravos ou pregos de incenso com cera na ponta. Encontramos também na vela o ano em curso, significando que a Deus pertence o ano que estamos vivendo e é a Deus que oferecemos o tempo de nossas vidas.
*TRIGO E UVA – Símbolos do trabalho de transformação do homem e da dádiva de Deus. Todos os homens estão comprometidos no cultivo e no trabalho de transformação do trigo e da uva em alimentos como o pão e o vinho. Uma refeição básica comum a todos.
*ALELUIA – É a maior aclamação de louvor e de alegria. Alegremo-nos, pois Cristo Ressuscitado está entre nós para abrilhantar a nossa caminhada. Ele caminha conosco, de modo especial na Eucaristia nos dá força que emana de seu corpo. A vida não se resume na cruz. É a alegria da Ressurreição que nos faz viver.
*CORDEIRO – Lembra a libertação do povo de Deus dos faraós do Egito (Ex 12,1-7). Cristo quando veio a este mundo substituiu o cordeiro por si mesmo, que no dizer de João Batista é o “CORDEIRO QUE TIRA O PECADO DO MUNDO” (Jô 1,29) e hoje em cada Missa antes da Comunhão o padre diz: EIS O CORDEIRO QUE TIRA O PECADO DO MUNDO. Ele veio ficar como vítima de expiação pelos nossos pecados.
*OVOS DE PÁSCOA – O ovo é um símbolo de Ressurreição, pois aparentemente morto, inanimado e petrificado, contém dentro de si uma nova vida que surge pujante à luz do sol.
*O COELHINHO – É um símbolo mais referente à Igreja do que ao próprio Cristo. Ele simboliza e lembra que a Igreja do Ressuscitado é uma Igreja essencialmente fecunda, missionária e ativa. Somos uma Igreja de seres humanos novos, seres que trazem em si as marcas do Ressuscitado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário