segunda-feira, 30 de abril de 2012

Sou católica, mas não sei mto sobre a igreja, e um dia resolvi ir na adoração ao Santíssimo, achei estranho pois nunca tinha ido. A adoração ao Santíssimo é adorar um objeto? Ou eles adoram o corpo de Jesus que é representado pela Hóstia?

Um dia antes de sua morte na cruz, na última ceia, Jesus instituiu a Eucaristia, quando levantando o pão disse: “Tomai e comei todos vós: isto é o meu corpo”. Partiu o pão e o distribuiu a cada um dos apóstolos. Depois pegou um cálice com vinho e disse: “Tomai e bebei. Este é o cálice do meu sangue, sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós”. E completou: “Fazei isto em memória de mim”. Foi assim que os apóstolos receberam pela primeira vez a Eucaristia. E foi assim também que Jesus deu aos apóstolos o poder para celebrarem a Missa em sua memória. 
A adoração é o primeiro ato da virtude da religião. Adorar é reconhecer Deus como Criador e Salvador, Senhor e Mestre de tudo que existe.

Em Fátima o Anjo do Senhor apareceu aos três pastorinhos, trazendo na mão um cálice com a Sagrada Eucaristia, prostrou-se de joelhos com o rosto em terra e convidou as crianças a repetir com ele esta oração:

"Meu Deus! Eu creio, adoro, espero e amo-Vos; peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam!"

O anjo ainda lhes ensinou:

"Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu vos adoro profundamente e Vos ofereço o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Crito presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido e pelos merecimentos infinitos de Seu Santíssimo Coração e pela intercessão do Imaculado Coração de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores."

Falamos em “adorar o Santíssimo Sacramento”. A expressão “Santíssimo Sacramento” tem a ver com Jesus Cristo presente no Pão consagrado. 
Por que “sacramento”? Sacramento tem a ver com sinal, símbolo. Então, no sinal, símbolo, figura do pão (e do vinho), cremos realmente presente o Senhor Jesus. Ele se faz, por força do Espírito, tão intensa e intimamente presente, a ponto de afirmarmos que o Pão consagrado é o próprio Corpo d’Ele. 
Ele se “abaixa” à condição de matéria (pão, vinho) para, assim, nos alimentar com sua Presença real e nos fazer entrar em comunhão com seu Corpo. Por isso que o sacerdote, ou ministro(a), ao mostrá-lo para você no momento da comunhão, diz: “O Corpo de Cristo”. E você responde: “Amém” (quer dizer: “Isso mesmo!”, “Eu creio.”)

E por que “Santíssimo”? Porque no Pão (e no Vinho) está Aquele que se reservou totalmente, como ninguém, a você.
Então, podemos dizer que “adorar o Santíssimo Sacramento” significa: colocar-se numa contemplativa e grata escuta desta Palavra (“Isto é meu corpo entregue... meu sangue derramado... por você”).

A Hóstia consagrada (Corpo de Cristo) é exposta para adoração num objeto que se chama OSTENSÓRIO. Não adoramos o objeto, e sim o que está nele.

Na adoração ao Cristo vivo e presente na Hóstia, o mesmo Jesus que caminhou entre as multidões, fez curas, milagres, etc. é o mesmo que esta aí diante dos nossos olhos, você pode louvá-lo, agradecer as graças que recebe, pedir o que necessita, conversar com Jesus sobre sua vida, seus problemas, pedir perdão pelos seus pecados, enfim estar frente a frente com seu Deus. Temos mais de 300 milagres ocorridos com a Hóstia Consagrada na Igreja Católica que comprovam sua presença real, procure por Milagres Eucarísticos na internet. Claro, tudo depende da sua Fé.


Nenhum comentário:

Postar um comentário