segunda-feira, 19 de março de 2012

-EM QUE DIA MORREU JESUS?
A existência de Jesus é um fato historicamente comprovado. Mas em que dia, mês e ano Ele teria morrido? Graças ao calendário judaico, sabe-se mais sobre a morte de Jesus, sua Páscoa, do que sobre seu nascimento, seu Natal. A data da morte de Jesus é conhecida com relativa precisão: foi numa sexta-feira, véspera da Páscoa judaica. Dá para calcular e calcularam, aproximando-a do calendário atual: foi lá pelos idos de 25 de março do ano 771 da fundação de Roma.

-QUAIS AS RELAÇÕES DA PÁSCOA E O CALENDÁRIO LITÚRGICO?
São relações numéricas, na métrica do número 7. A cada ano, para definir a data da quarta-feira de cinzas e o início da Quaresma, conta-se quarenta dias para trás, a partir do Domingo de Páscoa. O domingo de Carnaval cairá sempre no sétimo domingo que antecede o Domingo de Páscoa. As datas são assim fixadas: Domingo de Carnaval _ 49 dias ou 7 semanas antes da Páscoa; Quarta-feira de Cinzas _ 46 dias antes da Páscoa; Domingo de Ramos _ 7 dias antes da Páscoa; Domingo do Espírito Santo (Pentecostes) _ 49 dias ou 7 semanas depois e Corpus Christi _ 60 dias depois da Páscoa.

-MAS COMO DATAR A PÁSCOA?
Não é tão simples e muitos padres e católicos olham no calendário, sem interrogar-se sobre os movimentos dessa festa no tempo. A Páscoa é uma festa móvel, não está fixada no calendário civil, como o Natal ou a festa da Independência. Pelas regras estabelecidas pela Igreja Católica no século IV, no Concílio de Nicéia(325), celebra-se a Páscoa no domingo que segue a primeira lua cheia após o equinócio de primavera no Hemisfério Norte, no dia 21 de março. A Páscoa pode ocorrer o mais cedo, no dia 22 de março, bem perto da Festa de São José, e o mais tarde no dia 25 de abril. Devido a reforma do calendário pelo Papa Gregório em 1582 (calendário gregoriano), os cristãos do Ocidente (católicos, anglicanos, protestantes...) não celebram a Páscoa na mesma data que os cristãos do Oriente que mantiveram o calendário Juliano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário