quinta-feira, 3 de novembro de 2011

-QUAIS OS PECADOS PUNIDOS MAIS SEVERAMENTE NO PURGATÓRIO?
-Os pecados contra a caridade: malidiciência, calúnias, rancor, querelas provocadas pela ambição e pela inveja, estes são os pecados mais punidos no outro mundo. Cuidemos de não criticar ou rir de alguém, isso prejudica gravemente a nossa alma.

Quantas pessoas se lamentam que não são ajudadas nem um pouco quando há jovens por perto, a alguns metros as vezes e nem se tocam que poderiam ajudar  o vizinho necessitado. As obras de caridade têm a maior recompensa no céu.

Uma palavra pode matar ou curar. O amor cobre uma multidão de pecados. Tenhamos caridade sobretudo com nossos inimigos. Sermos bons com quem nos faz o bem é coisa que até os pagãos fazem, disse Jesus. Mas fazer o bem a quem nos faz o mal, eis a atitude cristã verdadeira, e isso é o quer Jesus.

-O QUE POSSO FAZER DE MAIS VALIOSO PARA AJUDAR OS MORTOS A SE SALVAREM?
-Dos mais valiosos socorros aos mortos é a esmola, que apaga o fogo do Purgatório. “Dai esmolas aos pobres em sufrágio das almas benditas”. As lágrimas que vossas esmolas enxugarem, o alívio que tiverdes dado aos que padecem fome, sede e frio serão alívio no Purgatório para as almas sofredoras. É uma dupla caridade socorrer aos pobres por amor às almas. É dar duas vezes; socorrer os vivos e os mortos.
 
Contam piedosos autores esta parábola tão expressiva: Um homem tinha três amigos. Dois lhe eram muito queridos. O terceiro nem tanto assim. Um dia o homem foi acusado e levado ao Tribunal de Justiça. Chamaram os amigos para o defender.

O primeiro excusou-se. Tinha negócios e família, era impossível! O segundo foi até a porta do Tribunal e o deixou. O terceiro o acompanhou sempre fiel, defendeu-o com ardor, deu testemunho de sua inocência e salvou o acusado do castigo.

Assim, o homem tem neste mundo três amigos: o dinheiro, os parentes e as boas obras. O dinheiro o abandona na morte, quando há de comparecer no Tribunal da Justiça de Deus. Os parentes o levam até a beira da sepultura, o deixam e o esquecem depois. O terceiro amigo _ as boas obras, a caridade praticada, as obras de misericórdia, tudo o que o homem fez de bom neste mundo _ só isto o acompanha e o defende no Tribunal da Justiça de Deus.

A esmola, disse o Anjo Rafael a Tobias, livra da morte: “Ela apaga os pecados e faz encontrar a misericórdia de Deus e a Vida Eterna” (Tb 12,9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário