domingo, 13 de março de 2011


- QUAL ERA O PERFIL DE JESUS CRISTO?
(Esta é uma carta de Públio Lêntulo, Governador da Judéia, escrita a Tibério César, encontrada no arquivo do Duque de Cesarini em Roma)
“ Existe atualmente na Judéia um homem de singular virtude a quem chamam de Jesus Cristo. Os bárbaros  têm-no em conta de profeta, mas seus sectários o adoram como sendo descendido dos deuses imortais. Ele ressuscita os mortos, cura os doentes, com a palavra, ou com o toque; é de estatura alta e bem proporcionada; tem semblante plácido e admirável; seus cabelos de cor indefinível caem-lhe em anéis até abaixo das orelhas e derramam-se-lhe pelos ombros com muita graça, separados no alto da cabeça à maneira dos nazarenos.

Sua fronte é lisa larga e sua face são apenas marcada de admirável rubor. Seu nariz e sua boca são formados com admiráveis simetrias; sua barba densa e de uma cor que corresponde a de seus cabelos, desce-lhe uma polegada abaixo do queixo, e, dividindo-se pelo meio, forma mais ou menos a figura de um floreado.

Seus olhos são brilhantes, claros e serenos, e o que surpreendem é que resplandecem no seu rosto como raios de sol, porém ninguém pode olhar fixo o seu semblante, porque quando resplendem apavora, e quando ameniza chora. Faz-se amar e é alegre com gravidade; tem os braços e as mãos muito belos. Ele censura com majestade e exorta com brandura; quer fale; quer obre; fá-lo com elegância e com gravidade.

De letras, faz-se admirar de toda a cidade de Jerusalém; sabe todas as ciências, e nunca estudou coisa alguma, pois era um pobre carpinteiro. Ele caminha completamente descalço e sem coisa alguma na cabeça. Muitos se riem dele vendo assim, porém em sua presença, falando com Ele, tremem e o admiram.

Nunca o viram rir, têm-no, porém visto chorar muitas vezes.

É muito sóbrio, muito modesto e muito casto. Enfim, é um homem que, por sua beleza e perfeição, excede os outros filhos dos homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário