quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

-QUAIS AS FINALIDADES DA SANTA MISSA?
A primeira é a AÇÃO DE GRAÇAS. Por ela agradecemos todas as graças e bênçãos recebidas durante a vida e de modo especial a Salvação por Jesus.
É também CULTO DE ADORAÇÃO. Adoramos a Deus, reconhecendo-o como nosso Senhor e Rei. Adoramos o Senhor quando o Sacerdote eleva o Pão e Vinho consagrados, o Corpo e Sangue do Senhor, por isso o Missal Romano manda que ajoelhemos nesta hora.
É também um SACRIFÍCIO DE SÚPLICA ao Senhor para nos conceder as graças e favores divinos que necessitamos. Na oração Eucarística, na Pessoa de Cristo, o sacerdote ora pelas necessidades da Igreja, do Papa, dos Bispos, dos Sacerdotes e do povo de Deus. Ora pelas Almas do Purgatório e pela Conversão do pecadores, e muitas outras intenções.
Também é SACRIFÍCIO PROPICIATÓRIO, quer dizer, aplaca a justiça de Deus diante de nossos crimes. Cristo é oferecido como o “CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO” até que Ele volte na Parusia. A ira de Deus é aplacada sobre nós maus e pecadores pelo Sangue de Cristo, do mesmo modo que o sangue do cordeiro pascal protegeu da morte os judeus no Egito.

-POR QUE É IMPORTANTE PARTICIPAR DA MISSA?
Porque na Missa nós nos unimos a Jesus, a Augusta Vítima, e nos oferecemos com Ele ao Pai pela nossa Redenção.
Se soubéssemos o valor da Santa Missa não ficaríamos um dia sequer sem dela participar. E para isso é preciso preparar-se. Devemos ir á Igreja como quem vai ao Calvário, o lugar mais Santo do mundo. Em cada Missa temos a oportunidade de estar no Calvário aos pés do Senhor que morreu pra nos salvar.Não vemos a cena com os olhos da carne, mas o vemos com os lhos da fé. O que foi a Cruz no Calvário, é hoje o altar na Santa Missa. Aí se encontra o mistério de nossa Salvação, é por isso que o padre diz ao final da consagração: EIS O MISTÉRIO DA FÉ!
A Igreja nos obriga de participar da Santa Missa ao menos no domingo; dia do Senhor, em que relembramos a sua Ressurreição, centro da nossa Fé Católica. O Catecismo nos ensina que é pecado grave perder a Missa Dominical, sem motivo justo.  (nº 2181)

Nenhum comentário:

Postar um comentário