quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

- O QUE É A SANTA MISSA OU EUCARISTIA?
É a Cruz de Cristo presente na História que se perpetua pelos séculos para a Salvação da Humanidade. É um prodígio que só Deus pode fazer, faz-se presente em todo o tempo, faz-se presente no tempo e o salva. A Santa Missa ou Eucaristia não é apenas uma reunião de oração, ou um simples culto onde ouvimos a Palavra de Deus e uma homilia, não é também um show a ser animado com músicas alegres e melodiosas, etc... É muito mais que tudo isso, ela é o “CENTRO DO MUNDO”, É O MAIOR ACONTECIMENTO DA  HISTÓRIA, É A CELEBRAÇÃO DA NOSSA REDENÇÃO PELA MORTE DE CRISTO, QUE SE TORNA VIVO E PRESENTE NO ALTAR, ATRAVÉS DAS MÃOS DO SACERDOTE.
Todas as orações ensinadas pela Santa Igreja são necessárias e importantes, mas a Santa Missa é a mais importante delas. Ela é o mesmo e único Sacrifício de Cristo realizado no Calvário, que é atualizado e que torna-se presente diante de nossos olhos, ao vivo.
O Concílio de Trento assim se expressou sobre a Santa Missa:
O NOSSO SALVADOR, NA ÚLTIMA CEIA, NA NOITE EM QUE FOI TRAÍDO, INSTITUIU O SACRIFÍCIO EUCARÍSTICO DO SEU CORPO E SANGUE, PARA PERPETUAR O SACRIFÍCIO DA CRUZ PELOS SÉCULOS AFORA, ATÉ A SUA SEGUNDA VINDA, DEXANDO DESTE MODO Á IGREJA, SUA DILETA ESPOSA, O MEMORIAL DA SUA MORTE E RESSURREIÇÃO: SACRAMENTO DE PIEDADE, SINAL DE UNIDADE, VÍNCULO DA CARIDADE, BANQUETE PASCAL, EM QUE SE RECEBE CRISTO, SE ENCHE A ALMA DE GRAÇA E É DADO O PENHOR DA GLÓRIA FUTURA”.
“ESSE SACRIFÍCIO EFETUADO NA SANTA MISSA É VERDADEIRAMENTE EXPIATÓRIO, PORQUE É O MESMO JESUS CRISTO QUE TENDO-SE IMOLADO DE MANEIRA SANGRENTA UM ÚNICA VEZ NA CRUZ, NELE ESTÁ TODO INTEIRO E SE IMOLA NOVAMENTE DE MODO NÃO SANGRENTO. PORTANTO SE CONTRITOS E PENITENTES, COM CORAÇÃO SINCERO E FÉ FIRME, COM TEMOR E RESPEITO, NOS APROXIMAMOS DA EUCARISTIA, OBTEREMOS MISERICÓRDIA, GRAÇA E SOCORRO PARA NOSSAS VIDAS....”

Nenhum comentário:

Postar um comentário