terça-feira, 10 de maio de 2011

-COMO SURGIU A FESTA DE CORPUS CHRISTI?
Nasceu de um milagre acontecido na cidade de Bolsena, na Itália. Um sacerdote, chamado Pedro de Praga, tinha dúvidas da presença real de Jesus na Eucaristia. Nessa mesma época, a Igreja estava sendo assolada pelas heresias dos chamados cátaros _ que significa “os purificados”, movimento que surgiu no início do século XI.
Para os cátaros, o mundo era uma criação de Lúcifer, irremediavelmente perdido. Por isso “os purificados” deviam viver fora do mundo, numa vida de castidade perfeita. O movimento atingia as raízes do cristianismo, pois, declarando o mundo visível mau, a Encarnação de Jesus e Sua redenção, a Igreja e seus Sacramentos, acabavam sendo rejeitados pelo povo. Negavam o Matrimônio, a Hierarquia Eclesiástica e toda a disciplina da Igreja.
A Igreja estava sendo violentamente atingida pelas heresias que surgiram desses grupos e suas seitas. Eles combatiam a presença real de Jesus na Eucaristia. Diziam que era apenas um símbolo, como muitos dos nossos irmãos evangélicos afirmam ainda hoje, que não é o Corpo e Sangue de Jesus ali presente.
Vivia-se um tempo muito difícil, muitos padres  e católicos abandonavam a Fé. Então o Padre Pedro também fraco na fé, já colocava dúvidas sobre a presença de Jesus na Eucaristia. Decidiu em oração, fazer uma Peregrinação à cidade de Roma, visitando os túmulos de São Pedro e São Paulo, mas pediu a Deus que nesta viagem ele pudesse conhecer a verdade. Passando pela cidade de Bolsena resolveu se hospedar ali. Na manhã seguinte antes de seguir viagem, ele fez questão de celebrar a Eucaristia, apesar de suas dúvidas. Celebrando a Missa, na hora da Consagração, no momento em que levantou a Hóstia já Consagrada, ela começou a sangrar. O Sangue pingava no Corporal, peça de linho branco que se coloca sobre a toalha do Altar, na qual repousam o cálice, a patena e as âmbulas durante a Missa. A quantidade de Sangue foi tão grande que transpassou o Corporal, as toalhas e atingiu o Altar que era de mármore, deixando ali as marcas.
Tentando socorrer a situação, no desespero, o padre andou com a Hóstia que sangrava na sua mão, pois não sabia onde colocá-la. Caíram gotas no chão e ainda hoje, naquela Igreja de Bolsena, existem as marcas de Sangue no chão de mármore. Aquela Missa nunca terminou, porque o Padre não prosseguiu a celebração, de tão atrapalhado que ficou.
Esse milagre foi uma grande resposta do próprio Jesus dizendo que Ele está realmente presente na Hóstia Consagrada, com Seu Corpo e Sangue.
Providencialmente, o Papa Urbano IV estava na cidade de Orvietto, não muito distante de Bolsena. Informado do que passara, pediu a um bispo que fosse para lá verificar o que havia acontecido e lhe trazer o resultado. O Papa estava sendo cauteloso diante de todas as heresias que estavam acontecendo naquela época.
Nesta mesma época, uma Monja Agostiniana, chamada Juliana de Cornillon, recebeu diversas revelações de Jesus, que lhe pedia que levasse apelos à Igreja, na pessoa do Papa. Um desses apelos era que, após o domingo de Pentecostes, em uma quinta-feira, se celebrasse com Procissão a Festa da Eucaristia, a FESTA DE CORPUS CHRISTIE.
O Papa recebeu o anúncio daquelas revelações, levando-as muito a sério, porém as guardou no seu coração, pois sair em procissão com a Eucaristia corria o risco de serem apedrejados pela provação tão difícil que estavam passando, mas pediu ao Senhor em oração que lhes mandasse uma resposta do céu, e assim seria instituída a Festa de CORPUS CHRISTIE.
O Bispo de Bolsena já estava voltando. Mas o Papa não resistiu e foi ao seu encontro. Saiu de Orvietto e, na metade do caminho, numa ponte chamada “PONTE DO SOL”, se encontraram. O Papa desceu depressa da carruagem e foi em direção ao bispo que trazia, devotamente, em suas mãos, o Corporal ensangüentado. Quando o Papa viu, caiu de joelhos no chão, proclamando: “CORPUS CHRISTIE! O CORPO DE CRISTO!”.
Como o Papa havia pedido, a resposta veio do céu. Portanto a FESTA DE CORPUS CHRISTIE, não é simplesmente uma festa que a Igreja instituiu para celebrar a Eucaristia. Foi uma resposta que veio do céu, diante das heresias que estavam atingindo a Igreja.
O Papa levou aquele Corporal e colocou-o numa Igreja em Orvietto, e instituiu então na data em que Jesus havia pedido, através daquelas revelações, na Quinta-feira após o segundo domingo de Pentecostes, a FESTA DE CORPUS CHRISTIE.
E graças a este milagre a Igreja foi resgatada desta heresia, os católicos voltaram com muito fervor, e os padres celebravam a Missa com alegria e cheios de Fé.
Este ano a FESTA DE CORPUS CHRISTIE, acontece no dia 23 de junho, quinta-feira na segunda semana após a Festa de Pentecostes como Jesus pediu que fosse assim realizado.Enfeitamos as ruas com tapetes coloridos, flores, ... pois o Senhor vai passar abençoando a nossa cidade. VIVA JESUS NA HÓSTIA CONSAGRADA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário