-A PÁSCOA É UMA FESTA OU UM TEMPO RELIGIOSO?
Ambos. A Páscoa é a data religiosa mais importante do ano para os católicos. Ocorre sempre em março ou abril. Os cristãos transformaram a celebração da Páscoa judaica (Pessah) na Festa da Ressurreição de Jesus Cristo, depois da sua morte por crucificação, por volta do ano 30 depois de Cristo. Os primeiros cristãos festejavam a Páscoa no primeiro domingo depois da lua cheia, após o equinócio de primavera no Hemisfério Norte (21 de março). O tempo da Páscoa dura até a Festa de Pentecostes. No Ano Litúrgico, esse tempo dura cerca de dois meses ou sete semanas. A Festa da Páscoa determina, anualmente, a data de outras festas religiosas como a Ascensão ou a subida de Jesus aos céus, celebrada 40 dias depois da Páscoa, e Pentecostes, dez dias depois da Ascensão, ou 50 dias depois da Páscoa.
-O QUE FESTEJA A FESTA DA ASCENSÃO?
Quarenta dias depois da Páscoa, os céus ficam perto da gente. Jesus Cristo encerra sua vida e aventura terrena, e completa sua glorificação, pelo menos do ponto de vista de seus discípulos. Ele subiu aos céus não foi assim uma extraordinária novidade. Pelo menos Henoc (Gn 5,24) e Elias (2Rs 2,11) já tinham sido elevado aos céus. Mas Jesus sobe sem ajuda de carruagens de fogo. O Evangelista Lucas é o único a relatar esse elevado evento espetacular, no finzinho de seu evangelho (Lc 24,50-52) e retorna a essa ascensão no livro dos Atos (1,9-11). No resto do Novo Testamento existem algumas referências indiretas à Ascensão de Jesus e uma breve citação em Marcos (Mc16,19) Jesus revestido de um corpo glorioso, eleva-se da terra, toma distância e desaparece. É como o fim de um romance ou de um filme que gostaríamos que nunca acabasse. No dia da Ascensão encerra-se o tempo da Páscoa.
-QUAL A SIMBOLOGIA DA ASCENSÃO? A Ascensão gloriosa de Jesus aos céus é como uma certeza para os cristãos do retorno do Messias, em glória, no final dos tempos, para instaurar o Reino sem fim. A Festa da Ascensão expressa e traduz esta afirmação do Credo da Igreja Católica: RESSUSCITOU AO TERCEIRO DIA, SUBIU AOS CÉUS E ESTÁ SENTADO À DIREITA DE DEUS PAI TODO-PODEROSO, DE ONDE HÁ DE VIR PARA JULGAR OS VIVOS E OS MORTOS. A Ascensão ocorreu perto de Betânia, local freqüentado por Jesus. Lá Jesus ressuscitou Lázaro. Em Betânia, Ele foi ungido por uma mulher, da cabeça aos pés. Há dizeres que, na decolagem, os pés de Jesus ficaram marcados numa pedra, nas redondezas de Betânia. Dez dias depois da Ascensão aos céus, Jesus cumpre a promessa que fez aos Apóstolos de enviar o Espírito Santo (Lc24,49) É a Festa de Pentecostes, Festa do Espírito Santo. Jesus, o Cordeiro de Deus, sobe aos céus e o Espírito Santo de Deus em forma de línguas de fogo desce à terra. Essa volta de Deus como Espírito Santo deu origem a uma felicidade tão grande e a muita festança aos cristãos, pois não estamos sozinhos, Jesus continua a caminhar conosco: “EIS QUE ESTOU CONVOSCO ATÉ O FINAL DOS TEMPOS”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário