-PARA QUE SERVE UM PADRINHO OU UMA MADRINHA?

Para garantir o apadrinhamento. E a experiência mostra: não é fácil apadrinhar. Quem apadrinha, ajuda, põe-se a favor, patrocina, orienta, persevera e não atrapalha. Deve ter exemplo de vida para que o afilhado possa se espelhar e contar com seus conselhos na hora que precisar. Os padrinhos de Batismo e de Crisma apresentam o afilhado ou afilhado ao Sacramento, comprometendo-se com a sua preparação e depois com a perseverança na fé. Como fará um padrinho ou madrinha que não vive a fé e não pode ser exemplo a ser seguido pelo afilhado? Diante do altar nós nos comprometemos como padrinhos e madrinhas a sermos exemplos a serem seguidos pelos afilhados, e promessa é dívida e precisa ser cumprida, do contrário teremos que responder a Deus diante da mentira e do compromisso que não assumimos. Por isso a Igreja pede que os padrinhos sejam pessoas que realmente praticam e vivem a fé cristã no dia a dia. Não podem ser casais amigados ou divorciados, pois não estão vivendo conforme a Lei de Deus. Sejam maiores de idade, podem ser solteiros, mas também praticantes da fé. Ser praticante da fé é fazer parte da comunidade, participar da Missa semanalmente, ajudar nas necessidades da Igreja, contribuir com o Dízimo. Também não podem ser pessoas de Igrejas protestantes, evangélicos,... pois não acreditam nos Sacramentos então é motivo forte para não ser padrinho ou madrinha. Será que estamos cumprindo direitinho nossa função de padrinhos e madrinhas? Ou como Jesus disse:
“Hipócrita! Tire primeiro a madeira que está em seu olho. Assim, você terá possibilidade de ver melhor, para tirar o cisco, que está no olho do teu irmão” (MT 7, vers.5) Como vamos orientar nossos afilhados se estamos atravessados na vivência da nossa fé?
Temos um texto bíblico que é muito interessante para nós padrinhos e madrinhas refletirmos que está em MATEUS 15 versículos de 1 a 20, chama-se na Bíblia Pastoral “Condição para ser um verdadeiro guia” Jesus disse: Vers.:3“Por que vocês desobedecem aos mandamentos de Deus em nome da tradição de vocês?” Vers. 8 e 9: “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim. Não adianta me prestar culto, porque ensinam preceitos humanos”. Portanto viver a Lei de Deus, não é arrumar desculpas para nossos erros, quantas vezes ouvimos dizer:- Ah hoje é moda juntar os trapos! –Ah não deu certo meu casamento tenho o direito de ser feliz! Se errei, pequei contra Deus devo reparar, consertar o erro para depois ser guia, caso contrário minha fé torna-se falsa, hipócrita. Jesus disse: “Seja o teu sim, sim e o teu não, não o que passa disso vem do maligno.” Na verdade ninguém quer sofrer e quantas cruzes não são assumidas hoje, estão largadas na beira do caminho.

“SE ALGUÉM QUER ME SEGUIR, RENUNCIE A SI MESMO, TOME A SUA CRUZ E ME SIGA. POIS QUEM QUISER SALVAR A SUA VIDA, VAI PERDÊ-LA, MAS QUEM PERDÊ-LA POR CAUSA DE MIM VAI ENCONTRÁ-LA. COM EFEITO, DE QUE ADIANTA AO HOMEM GANHAR O MUNDO INTEIRO, SE VIER PERDER A SUA ALMA? PORQUE O FILHO DO HOMEM VIRÁ NA SUA GLÓRIA E RETRIBUIRÁ A CADA UM CONFORME A SUA CONDUTA." Mateus cap.:16 vers.:24 a 27
Nenhum comentário:
Postar um comentário