quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

-QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE ANO CIVIL E LITÚRGICO?
Na vida social e civil comemoram-se datas de aniversário, casamento, morte de pessoas queridas e fatos ocorridos uma única vez no passado. Ninguém nasce duas vezes.O Brasil não foi descoberto mais que uma vez. Esses fatos já sucedidos, não acontecerão nunca mais, mesmo influenciando a vida das pessoas até hoje..
No Ano Litúrgico é diferente. A Igreja vive no tempo presente de cada cristão todos os aspectos da Salvação operada por Jesus Cristo.
Para nós católicos, os mesmos fatos ocorridos na Terra Santa há mais de dois mil anos são rememorados e vivenciados na e com a presença de Jesus Cristo, nos dias de hoje. Para os cristãos, em cada Natal Jesus nasce nos seios das famílias e em cada coração que se abre a Boa Nova do Evangelho. Ele institui a Eucaristia, padece e morre na cruz na Semana Santa, ressuscita na Páscoa e derrama o Espírito Santo em Pentecostes.O Ano Litúrgico organiza essas celebrações e comemorações de uma forma coerente e espiritual, na perspectiva da Igreja.
O ano civil começa em 1º de janeiro e termina em 31 de dezembro, o Ano Litúrgico começa no primeiro domingo do Advento, quatro semanas antes do Natal, quase sempre lá pelo início de dezembro e sempre se encerra com a Festa de Cristo Rei no final de novembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário