segunda-feira, 3 de janeiro de 2011


-POR QUE BATIZAR OS FILHOS?
Os católicos tem o hábito de pedir o Batismo para os filhos na mais tenra idade. Acreditamos ser importante que aqueles que geraram para a vida do mundo sejam bem cedo orientados para Deus, através do Sacramento da VIDA NOVA que é o BATISMO.
Verdade é que nos últimos tempos, houve mudanças nesse hábito.
Muitos pais, cristãos conscientes, continuam desejando que seus filhos, nos primeiros meses de vida, sejam mergulhados na Morte e Ressurreição de Jesus, deixem de ter a mancha do pecado original que herdamos dos primeiros pais, adquiram a graça santificante, façam parte da Igreja, sejam Filhos de Deus, se tornem herdeiros do céu. Esses pais, conscientes e maduros na fé, escolhem padrinhos que realmente dão testemunho, são praticantes da vida cristã, e em geral são um casal. A função dos pais juntamente com os padrinhos é:
- ACOMPANHAR O CRESCIMENTO ESPIRITUAL DOS FILHOS,
- SER EXEMPLO A SER SEGUIDO PELOS FILHOS,
- LEVÁ-LOS A CONHECER E APROFUNDAR A FÉ,
- ASSUMIREM O COMPROMISSO BATISMAL VIVENDO A FÉ EM COMUNIDADE.
No dia do Batismo, pais e padrinhos se comprometem diante do altar a educar os filhos na fé, quando o Sacerdote lhes pergunta:
- PAIS E PADRINHOS, VOCÊS PROMETEM EDUCAR SEUS FILHOS NA FÉ?
Aqui fica a dívida a ser cumprida por cada um.
NÃO SE DEVE E NÃO SE PODE BATIZAR POR BATIZAR, PORQUE É TRADIÇÃO OU COSTUME.
Não se deve escolher padrinhos que não participam da Igreja, que levam vida irregular, não são casados na Igreja, pois os mesmos não podem ser exemplos para os afilhados.
Os agentes de pastoral deverão fazer boa preparação dos pais e padrinhos, mostrando toda a grandeza do Sacramento do Batismo, que não é qualquer coisa que se recebe, que só ser batizado não dá a Salvação. É preciso viver a vida de cristão, praticar os mandamentos de Deus na vida, ser membro vivo e participante da comunidade.
Famílias cristãs conscientes, deveriam se recordar a data de aniversário do Batismo, visitar a Igreja onde foi batizado, fazer oração neste dia com esta intenção e até mesmo com os padrinhos fazer comemoração familiar, pois tamanha é a importância deste dia em nossa vida pois nascemos para a vida com Deus e devemos caminhar com Deus para sermos um dia herdeiros do céu.
Terminamos estas reflexões sobre o Batismo citando algumas linhas do CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA: “O Batismo constitui o nascimento para a vida nova em Cristo. Segundo a vontade do Senhor,ELE É NECESSÁRIO PARA A SALVAÇÃO, como a própria Igreja na qual o Batismo introduz.”
As crianças precisam saber que, pelo Batismo, carregam um tesouro em seu coração. São templos do Espírito Santo e deverão ser iniciadas numa vida digna de Filhos de Deus. Isto é tarefa dos pais e padrinhos em primeiro lugar, depois da comunidade em geral.
-POR QUE A IGREJA CATÓLICA RECOMENDA BATIZAR AS CRIANÇAS DENTRO DO PRIMEIRO MÊS DE VIDA?
Porque desde os primeiros tempos do cristianismo foram batizados famílias inteiras como nos cita a Bíblia:At 16,33-Nesta passagem Bíblica, em Filipos, São Paulo batizou o carcereiro convertido: “ Naquela hora da noite (o carcereiro) lavou-lhe as chagas e imediatamente foi batizado ele e toda a sua família”.
Assim também a Bíblia relata, que na ocasião do Batismo de Lídia e de Estéfanas, São Paulo menciona que Lídia recebeu o Batismo”com todos de sua casa” At 16,14-15 e “batizei a família de Estéfanas”1Cor.1,16, onde certamente não faltavam crianças pequenas.
O próprio Jesus afirma a Nicodemos: “Em verdade, em verdade te digo, que quem não renascer da água e do Espírito Santo, não pode entrar no Reino de Deus”. Para os primeiros cristãos esta regra valia igualmente para as crianças. Por isto Santo Irineu que viveu entre o ano 140 e 204 escreveu: “Jesus veio salvar a todos os que através dele nasceram de novo a Deus: os recém-nascidos, os meninos, os jovens e os velhos.
Na “Nova e Eterna Aliança”, o Batismo substituiu a circuncisão da Antiga Aliança, como rito da entrada para o povo escolhido de Deus.Ora se o próprio Deus ordenou a Abrão circuncidar os meninos já no 8º dia depois do nascimento, sem exigir deles uma fé adulta e livre escolha, então não seria lógico recusar o Batismo aos pais cristãos, por causa de tais exigências.
Alguns alegam dizendo que as crianças devem crescer para saberem qual religião seguir e por isso devem aguardar para receberem o Batismo na fase adulta. Nós sabemos que o Batismo é necessário para a Salvação pois Jesus mesmo disse como citamos na passagem acima, e ainda: IDE PELO MUNDO INTEIRO, PREGAI O EVANGELHO. QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO. QUEM NÃO CRER E NÃO FOR BATIZADO SERÁ CONDENADO”.
Quando uma criança nasce nós não perguntamos se ela quer comer, pois sabemos que é necessário para viver e tratamos de alimentá-la, não perguntamos se ela quer tomar vacina mesmo que machuque-a com a agulha sabemos que é necessário prevenir as doenças e damos a vacina e outras coisas mais... Se sabemos que o Batismo é necessário para a Salvação dela como poderemos deixá-la sem batizar....
---O QUE É TER SEDE DE DEUS?
Ter sede de Deus é uma graça, um dom, um presente do céu. O salmista afirma:
“BEM-AVENTURADOS AQUELES QUE TEM SEDE E PALADAR PARA AS COISAS DE DEUS”.
O ser humano cultiva muitos tipos de sede. Sede política, econômica, religiosa, social. Sede de glória, de honra, de prestígio, de poder, de vaidade, de orgulho, de ambição, de fazer o bem. Sede de futebol, uma espécie de terapia para as multidões atribuladas pelos problemas do cotidiano. Sede de televisão, de novelas, de diversão, de viagens, jogos de games, internet, etc... É incontável e polimorfa a gama de nossas sedes.
Diante do deus-conforto, diante do ídolo dinheiro, diante da deusa-máquina, milhares de homens e mulheres se dobram em adoração a esses deuses falsos e não conseguem preencher o vazio e nem matar a sede que existe dentro de cada um. São felizes? Parece que não. O que mais procuram lhes foge: a felicidade e a paz. O que mais necessitam foi marginalizado deixado de lado: DEUS.
QUEM TIVER SEDE VENHA A MIM E BEBA, E DO SEIO DE QUEM CRER EM MIM, IRÁ BROTAR ÁGUA VIVA, JORRANDO PARA A VIDA ETERNA”.
“VINDE A MIM TODOS VÓS QUE ESTAIS CANSADOS E ATRIBULADOS E EU LHES DAREI DESCANSO...” DISSE JESUS.
Quais as coisas do mundo que me levam a prostrar-me em adoração, a ponto de não ter tempo para minha comunidade? Que me fazem ocupar todo o meu tempo e não conseguir de pelo menos no fim de semana matar minha fome e sede na Eucaristia, que é a presença viva de Jesus?
FELIZES TODOS AQUELES QUE SE DIRIGEM À FONTE DA EUCARISTIA, ONDE JORRAM AS ÁGUAS QUE MATAM NOSSA SEDE DE ETERNIDADE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário